47 98864-3001
47 3026-5770
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 19h
Periodontia
Voltar

 

PERIODONTIA: (Peri: em volta de. Odonto: dente). É a ciência/ área da odontologia que estuda e cuida da saúde e doenças do Periodonto. Esse é constituído pela Gengiva, Ligamento Periodontal, Osso Alveolar e Cemento Radicular.

A função do periodonto é proteger e inserir o dente no tecido ósseo.

Sabe-se hoje que entre 70 e 80% da população mundial apresenta algum tipo de doença periodontal, mais conhecidas como Gengivite e Periodontite. Doencas  estas  bastante graves  , pois normalmente são indolores e podem com o passar dos anos levar a mobilidade e perda dos dentes. Seu principal fator causal é o acumulo de placa bacteriana em decorrência de uma higiene bucal inadequada.

O Periodontista é o dentista especialista na prevenção , diagnostico e tratamento das doenças que afetam as gengivas e estruturas de suporte dos dentes. Ele também e responsável pela Estetica Vermelha do sorriso. Tratamentos para correção de deformidades e harmonização da gengiva para com o sorriso em geral.

1) GENGIVITE: Inflamação que ocorre na gengiva, normalmente decorrente de má higiene bucal. Na gengivite a gengiva apresenta-se avermelhada, inchada, sensível e sangrante. A gengivite quando não diagnosticada e tratada adequadamente pode evoluir para Periodontite.
PERIODONTITE: É a fase da doença periodontal que teve inicio na gengiva(gengivite) e evoluiu para os tecidos de suporte/sustentação do dente. Nesse estagio, além deos sinais e sintomas da gengivite, ocorre a degradação das estruturas que suportam o dente (perda óssea), podendo acarretar na perda dos dentes.
Um detalhe importante sobre as doenças periodontais é que geralmente são indolores,  podendo uma pessoa perder os dentes sem experimentar um quadro de dor.
Existe tratamento para as doenças periodontais. 
Ressaltamos a importância de visitas frequentes ao dentista para o exame periodontal e diagnostico precoce.

CLIQUE AQUI E ASSITA O VÍDEO "COMO OCORRE A PERIODONTITE"

2) RETRACAO GENGIVAL/ ENXERTO GENGIVAL:  É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Pode ocorrer em apenas um dente ou em vários.
Dentes com as raízes expostas estão mais suceptiveis a carie e a sensibilidade. Como tratamento , é importante diagnosticar as possíveis causas da retração e trata-las. Podemos lancar mão do ENXERTO GENGIVAL para  restabelecer totalmente ou parcialmente o tecido perdido. É importante a realização de um criterioso exame clinico para se determinar o prognostico.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO "RECESSÃO GENGIVAL + ENXERTO GENGIVAL"

3) HALITOSE OU MAU HALITO: A Halitose é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. No brasil, estima-se que 30% da população sofra comeste problema.
As causas conhecidas do mau hálito são mais de 60 e as causas bucais correspondem por 90% dos casos. Dentre as causas mais importantes temos a SABURRA LINGUAL( que é o acumulo de placa bacteriana de coe esbranquiçada ou amarelada, presente no dorso da língua),  as DOENCAS PERIODONTAIS (gengivite e periodontite)e os CÁSEOS AMIGDALIANOS ( que são pequenas massas brancas formadas pela descamação epiteliale/ou redução do fluxo salivar e se alojam nas amigdalas).
Logo, é importante avaliar com o dentista para um correto diagnostico e tratamento.

4) ESTETICA GENGIVAL:  Nos dias atuais a procura por um sorriso bonito e harmonioso domina o anseio pessoal. E grande parte do sucesso dos tratamentos estéticos está relacionado como o Periodontista. Esse aplica seu conhecimento para integrar a estética vermelha(gengiva) com a estética branca (dentes). 
Através de técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas podemos aumentar o tamanho dos dentes e corrigir imperfeicoes no contorno gengival, por exemplo.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO "GENGIVECTOMIA"

5) MEDICINA PERIODONTAL: termo que ganhou forca nos últimos anos em detrimento de estudos que comprovaram a relação entre DOENCA PERIODONTAL com algumas área da medicina, criando uma ‘’via-de-mão-dupla’’.
DOENCA PERIODONTAL X DIABETS: Estima-se que 8% da população mundial adulta seja diabética. Estudos comprovam que o diabets é um grande fator de risco para a doença periodontal, onde essas pessoas tem um risco 2,5 vezes maior do que pessoas não diabéticas. Além disso, evidencias cientificas também sugerem que infecções periodontais influenciam de maneira adversa o controle glicêmico do diabético. A doença periodontal é a sexta complicação mais comum no diabets.
É importante saber: o diabets descompensado influencia na doença periodontal e a doença periodontal no diabets. O diabets não provoca a doença periodontal , porem aumenta o risco de seu aparecimento e altera seu  curso e progressão .
DOENCA PERIODONTAL x MULHER: Hoje tem-se conhecimento de uma estreita relação entre a doença periodontal e a mulher, isso em decorrência das alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade e a gravidez. Para as gravidas o risco de partos prematuros e nascimento de bebes com baixo peso é aumentado quando estas apresentam quadro de infecção bucal avançado.
DOENCA PERIODONTAL X DOENCA CARDIOVASCULAR: Pacientes  portadores de doença periodontal são 2 vezes mais suceptiveis a sofrer de doenças cardíacas. Portanto a manutenção da saúde das gengivas é um fator importante de prevenção para doenças cardiovasculares.

 

Telefone: (47) 3026-5770
(47) 98864-3001
E-mail: adoreodontologia@yahoo.com.br
Rua Orestes Guimarães, 786 - América - Joinville - SC
CEP: 89204-060
Diretor Técnico:
Dr. Adriano Bandeca - Cirurgião CRO/SC 8643
Ver mapa ampliado
Todos Direitos Reservados à Adore Odontologia | Desenvolvido por VEG